Baratas


São consideradas as grandes sobreviventes da natureza. Elas podem permanecer várias semanas sem água e comida. Alimentam-se de tudo o que encontram (são onívoras), por exemplo, nossos alimentos, lixo, excrementos, cola de madeira e cola de papel de parede.

Para sobreviver, as baratas precisam essencialmente de um pouco de comida, abrigo, calor e umidade. As fêmeas colocam seus ovos, arrumados dois a dois dentro de um “estojo” chamado ooteca. Existem aproximadamente 4000 espécies conhecidas, mas apenas duas são consideradas como pragas urbanas.

A mais comum é a Blatella germânica também conhecida pelos nomes de “paulistinha”, “francesinha”, “barata de cozinha”, ou simplesmente “baratinha”, são insetos de porte pequeno com cerca de 1,5 a 3 cm de comprimento. Vivem principalmente em lugares onde haja alimentos. Passam por diversas mudas. Alojam-se em frestas e fendas ou no interior de utensílios ou motores. Vivem um ano em média e são capazes de produzir de 06 a dez ootecas, com cerca de 30 a 45 ovos. Podem viver até 11 dias sem alimento, desde que tenha água.

Outra bastante comum é a Periplaneta americana conhecida pelo nome de barata de esgoto. Essas baratas são de coloração marrom, e em sua forma jovem, é de um tom marrom pálido. Dentro das casas, geralmente pode ser encontrada nas cozinhas e banheiros, e ao ar livre encontra-se geralmente ao redor da casa. Embora se mova normalmente pelo chão e paredes, esta espécie de barata pode voar distâncias curtas, em especial durante o tempo morno. As Baratas, por transitarem junto à matéria orgânica em decomposição, carregam em suas patas microrganismos patogênicas ao perambularem por nosso alimento, objetos e produtos, acabam infectando-os, podendo transmitir doenças, como a febre tifoide, tuberculose, hepatite A, poliomielite, hanseníase, pneumonia, entre outras.

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CONTROLE DE BARATAS DE ESGOTO (Periplaneta americana) E FRANCESINHA (Blattella germanica).

1. Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
2. Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos. Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
3. Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
4. Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.
5. Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas.
6. Colocar tampas em ralos não sifonados.
7. Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas.
8. Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos.
9. Ficar atento com os tetos rebaixados.
10. Limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis.
11. Remover e destruir ootecas (ovos de baratas).
12. Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc...
13. Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.
14. Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.

Desde 1996 atuando no mercado de dedetização, limpeza de caixas de gordura, cisternas, caixas d’água e reservatórios em geral.


Niterói / Resende / Cabo Frio.